sábado, 1 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA
Todos na luta contra o câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão é de 10 mil novos casos de câncer de mama no Brasil neste ano, com a probabilidade de 15 mil mulheres morrendo com a doença. De olho nesta estatística o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL), em conjunto com as farmácias Nissei, e realização da Associação Comercial do Paraná (ACP ) e o Conselho da Mulher Executiva (CME) iniciam este mês o Outubro Rosa, todos pela luta contra o câncer de mama. Este movimento é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Dr. Sergio Bruno Bonatto Hatschbach, médico oncologista
e chefe do serviço de ginecologia e mama do Hospital Erasto Gaertner

Hoje na Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, estavam reunidas algumas Instituições para iniciar este programa de combate ao câncer de mama. O evento a céu aberto contou com a participação do Dr. Sergio Bruno Bonatto Hatschbach, médico oncologista e chefe do serviço de ginecologia e mama do Hospital Erasto Gaertner. Ele relatou a importância da prevenção e da procura de um diagnóstico precoce, pois desta forma aumenta o índice de cura. Diz ainda que o objetivo deste programa é levar as pessoas à procurarem um médico e fazer exames anuais independente de existirem sintomas da doença, principalmente as mulheres com faixa etária acima de 40.

Walkyria Gaertner Boz, Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer

A Presidente da Rede feminina de Combate ao Câncer, Walkyria Gaertner Boz, alerta os homens à fazerem a prevenção, pois esta doença não acomete somente mulheres, mas está atingindo todo o mundo, desde bebês até os adultos. “O Câncer é uma doença silenciosa. Eu sou uma sobrevivente e faço meu preventivo a cada 10 meses”, conta Walkyria.

Tânia Mary Gomez, Presidente do HUMSOL, diz que recebeu o diagnóstico da doença em 2001 e  passou por todo o processo de quimioterapia. Hoje curada diz que tem a missão de levar a palavra de conscientização, motivo que a fez vir da cidade de Marechal Cândido Rondon até a capital do Paraná.

Maria Cecilia Palma (1ª secretária do HUMSOL) e Maria Helena
A 1ª secretária do HUMSOL, Maria Cecília Palma de 58 anos, conta que não atentou aos primeiros sinais da doença. “Eu não me cuidava, achava que devia cuidar de todo mundo menos de mim”, diz. Recebeu o diagnóstico com 47 anos, após a realização de uma mamografia onde acusou a presença de um nódulo na mama. Maria Cecília foi submetida a três cirurgias e hoje está curada.

A abertura oficial do Outubro Rosa na capital do Paraná será realizada no dia 05 de outubro no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.

Texto: Maria Luiza Okoinski
Fotos: Keity Marques





Um comentário: